Como anunciar corretamente os veículos nos portais de venda?
A transformação digital vem se tornando cada vez mais importante para os mais diversos tipos de negócios no Brasil. A crise gerada pela pandemia, por exemplo, demonstrou que as empresas que não marcam presença no ambiente digital acabam ficando para trás.
Um levantamento realizado pela Webmotors mostrou que 59% dos usuários do maior portal de vendas de carros do país estão dispostos a comprar um veículo de forma totalmente on-line.
Ou seja, anunciar corretamente o seu estoque de veículos nos portais de venda pode fazer toda a diferença. Precisa de algumas dicas? Separamos algumas ótimas estratégias para você!
Veja como anunciar da melhor forma o estoque de veículos:
Escolha bem os melhores portais de venda
Escolher corretamente os portais de venda é a primeira dica essencial para você anunciar os veículos. Apesar da alta rotatividade de pessoas na internet, nem sempre o seu público ideal estará no local que você está anunciando.
Antes de fechar qualquer negócio, sempre solicite à empresa uma análise completa e detalhada do alcance total do portal (quantos usuários navegam pelo site mensalmente). Se possível, peça também a conversão de leads (clientes) e os cases de sucesso do site.
Abaixo, acompanhe alguns dos principais portais de venda do Brasil:
- Autoavaliar : a plataforma conecta todos em uma exclusiva e poderosa rede de compra e venda de veículos usados. O levantamento do site mostra que, por mês, são concluídas 18 mil vendas pela Autoavaliar.
- Autoline : produto da Organização Bradesco, a plataforma permite delimitar uma faixa de preço e disponibiliza uma comparação entre a tabela Fipe nos preços apresentados no site.
- iCarros : o site trabalha com um simulador de financiamento do banco Itaú. Além disso, o acesso também pode ser vinculado com outras redes sociais. As negociações de venda são feitas sem intermediários por e-mail ou pelo aplicativo do iCarros.
- Meu Carro Novo : o portal apresenta opções de busca de carros, motos, ônibus e caminhões, usados ou 0 km. Para quem vai vender, o veículo fica em exposição 7 dias por semana, 24 horas por dia. É possível incluir até 12 fotos no anúncio e as transações são feitas por meio do e-mail cadastrado.
- OLX : o site é um dos mais usados e conhecidos no país. Apesar de não trabalhar exclusivamente com veículos, oferece uma seção apenas para a venda e compra de automóveis.
- Webmotors
: com uma página inicial simples e de fácil navegação, o portal oferece opções de filtragem de pesquisa que facilitam bastante a busca pelo veículo ideal.
Aposte também nos portais da sua região
Além dos grandes portais de venda nacionais, como OLX, Webmotors, iCarros e Mercado Livre, você também pode utilizar as oportunidades disponíveis na sua região para segmentar um pouco mais o seu público-alvo.
Afinal, quanto mais portais de anúncio para o seu estoque de veículos, maior a visibilidade!
As fotos são grandes diferenciais
Lembre-se que as imagens são como a vitrine da sua loja ou concessionária. Fotos de baixa qualidade, distorcidas ou granuladas podem afastar o público e deixar o seu anúncio com um aspecto nada profissional.
Então, atenção à dica: com uma boa câmera, fotografe o veículo de vários ângulos diferentes, mostrando a frente, as laterais, a traseira, todos os bancos, o painel (com todos os botões), o porta-malas e as rodas.
Ao anunciar nos portais de venda, coloque o máximo de imagens permitidas. De acordo com o Mercado Livre, os vendedores que otimizam as fotos dos seus anúncios aumentam o faturamento entre 15% e 30%.
Mantenha os contatos sempre atualizados
Parece algo simples e básico, mas manter todos os seus contatos sempre atualizados nos portais de venda é imprescindível, seja e-mail, telefone, WhatsApp, etc.
Não esqueça também de responder o cliente o mais rápido possível. Demonstrar interesse e disponibilidade é bem importante para concluir a venda.
Caso seja necessário a visita presencial do cliente, lembre-se de seguir algumas orientações de proteção contra a Covid-19.
Descreva todos os detalhes do veículo
Marca, modelo, cilindrada do motor, cor, versão, ano, combustível, carroceria, portas, quilometragem, pneus... Quanto mais informações, melhor. Utilize o espaço de descrição com sabedoria para fazer uma ótima propaganda do seu produto.
Além dos itens destacados acima, você também deve apresentar os seguintes pontos: retrovisores, acessórios, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, central multimídia, câmera de ré, desembaçador, sensor de estacionamento, som, etc.
O veículo teve apenas um único dono? Como está o estado atual da pintura? Já foi batido? Essas são outras informações que merecem destaque em seu anúncio. Demonstre que você tem preocupação em apresentar todos os mínimos detalhes!
E aí, gostou das informações? Então fique ligado em nossas redes sociais e em nosso blog para acompanhar várias outras dicas para o seu negócio!
