Como vender veículos em momentos de crise?

Marketing DataStock • 15 de julho de 2021

A instabilidade econômica provocada pela pandemia afetou empresas de todos os tipos de negócio do Brasil, inclusive algumas lojas e concessionárias. Afinal, como vender automóveis em tempos de crise? É possível melhorar os números de vendas em um período tão conturbado?


Os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que sim, é possível: em 2020, o mercado de veículos usados reagiu bem melhor do que o de novos, com 9.454.326 unidades comercializadas.


Para se ter uma ideia da importância da consolidação do setor, para cada veículo novo emplacado foram quase cinco usados vendidos. Para explicar os números, os motivos são diversos, como a falta de insumos nas indústrias automotivas, a escassez de modelos de entrada zero-quilômetro e a redução do poder de compra da população, por exemplo.

Números de vendas de usados seguem crescendo

Em 2021 os números são ainda mais positivos. De acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), os resultados do primeiro semestre deste ano já superam as vendas totais obtidas em 2019 no mercado de usados.


Observando o cenário positivo, quais são os modelos que estão chamando mais atenção dos compradores? Abaixo, confira os cinco carros usados mais vendidos de junho:


1º lugar – Volkswagen Gol (75.613 unidades).

2º lugar – Fiat Palio (45.636 unidades).
3º lugar – Fiat Uno (44.401 unidades).
4º lugar – Fiat Strada (29.931 unidades).

5º lugar – Chevrolet Celta (26.852 unidades).

Dicas para vender automóveis em momentos de crise

Como você observou nos números destacados acima, mesmo com o transtorno causado pela pandemia é possível conseguir bons resultados nas vendas, principalmente para o mercado de usados. Com a redução do poder de compra dos brasileiros, este é o momento ideal para mostrar que a sua loja ou concessionária oferece as melhores condições de negócio.


Abaixo, acompanhe algumas dicas para consolidar as vendas mesmo em momentos de crise.

Anuncie corretamente nos portais de venda

Um levantamento feito pela Webmotors mostrou que 59% dos usuários do maior portal de vendas de carros do Brasil estão dispostos a comprar um veículo de forma totalmente on-line. Ou seja, em tempos de distanciamento social, a presença digital do seu negócio ficou mais importante do que nunca!


Para isso, é necessário escolher bem os melhores portais de venda, como a Autoavaliar, Webmotors, Autoline, OLX, iCarros e Meu Carro Novo.


Além disso, também é importante ter atenção com as fotos divulgadas no anúncio e com os detalhes na descrição dos veículos. Para te ajudar nesta tarefa, clique aqui e confira a matéria que fizemos sobre o tema.

Use as redes sociais como canais de atendimento

Para tirar algumas dúvidas, é comum que os clientes procurem as redes sociais das empresas, inclusive de lojas e concessionárias. Portanto, sua presença nas mídias digitais também é importante, seja no Facebook, Instagram, Twitter ou WhatsApp.


As redes sociais podem funcionar como um serviço de atendimento ao seu cliente. Fique atento para atender rapidamente, sempre com respostas esclarecedoras e atenciosas. Demonstrar que você está realmente interessado na venda é imprescindível.

Entenda as necessidades do cliente

Oferecer o que o cliente está buscando é uma peça-chave para aumentar as vendas. No momento de crise, as necessidades mais básicas são lógicas: vantagens financeiras e qualidade.


Nem sempre as vantagens financeiras estão relacionadas apenas ao valor do veículo. É preciso buscar maneiras de facilitar a compra. Ajudar com a agilidade na aprovação do financiamento, disponibilizar assinaturas on-line e combinar corretamente a entrega, por exemplo, são algumas boas estratégias.


Para isso, lembre-se que é fundamental manter o seu estoque bem controlado e organizado. O  Renave e o ControlStock podem te ajudar nesta tarefa.

Lidere a sua equipe com sabedoria

Caso você tenha uma equipe de vendas, é preciso manter todos alinhados para não deixar a qualidade do atendimento da sua loja ou concessionária cair. Um time bem organizado e motivado pode ser crucial para conquistar até mesmo os clientes mais difíceis.


Crie metas, estratégias de vendas, bonificações e organize reuniões para ouvir as sugestões dos vendedores, pois assim é possível encontrar saídas por meio da criatividade e da inovação.

Fique sempre de olho no mercado

Monitorar constantemente o mercado, a economia e os concorrentes é bem importante para encontrar as estratégias ideais para o momento. Afinal, quem consegue informações mais precisas e de maneira ágil sempre costuma sair na frente.


Acompanhar os carros usados mais procurados e vendidos do mês é um excelente caminho. É necessário conhecer os interesses atuais dos clientes.


Gostou das dicas? Fique sempre de olho em nossas redes sociais e em nosso blog para acompanhar tudo o que está acontecendo no mercado de usados!

FALE CONOSCO
São Paulo lidera a obrigatoriedade do RENAVE e impulsiona segurança no mercado de veículos usados
Por Marketing DataStock 11 de outubro de 2024
Desde o dia 1º de outubro, São Paulo tornou-se o primeiro estado a exigir o uso obrigatório do RENAVE, sistema que monitora a entrada e saída de veículos usados em lojas e concessionárias.
Quer aderir ao RENAVE? A DataStock é a integradora ideal!
Por Marketing DataStock 4 de outubro de 2024
A obrigatoriedade do RENAVE já está valendo no estado de São Paulo, aproveite e saiba por que a DataStock é a melhor integradora para facilitar sua adesão
RENAVE obrigatório em SP: veja como o sistema eleva a segurança nas vendas e a importância da adesão
Por Marketing DataStock 27 de setembro de 2024
A partir de 1º de outubro de 2024, o estado de São Paulo exigirá a obrigatoriedade do RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) em todas as transações de veículos seminovos e usados.
Estados combatem as informalidades e as fraudes com o RENAVE
Por Marketing DataStock 9 de setembro de 2024
O primeiro semestre de 2024 trouxe números animadores para o mercado automotivo brasileiro, com mais de 1 milhão de veículos emplacados.
Detran-SP atualiza o processo de adesão RENAVE
Por Marketing DataStock 6 de setembro de 2024
Confira algumas atualizações importantes sobre a obrigatoriedade do RENAVE em São Paulo.
Conheça a cronologia da implementação do RENAVE em São Paulo
Por Marketing DataStock 27 de agosto de 2024
A implementação do RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) no estado de São Paulo, reflete o progresso gradual de adesão ao sistema que propõe evoluir e simplificar os processos e transações de compra e venda de veículos novos e usados, trazendo maior segurança e eficiência ao processo.
DataStock é presença confirmada no 32º Congresso Fenabrave
Por Marketing DataStock 16 de agosto de 2024
Entre os dias 20 a 22 de agosto, acontece o 32º Congresso FENABRAVE e a DataStock estará presente com um estande exclusivo para você conhecer nosso portfólio de produtos e serviços.
Carros chineses assumem a liderança de importações no 1º semestre de 2024
Por Marketing DataStock 12 de agosto de 2024
O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação significativa, e os números do primeiro semestre de 2024 refletem essa mudança.
#SaveTheDate - 32º Congresso Fenabrave
Por Marketing DataStock 31 de julho de 2024
O 32º Congresso Fenabrave, a maior feira de distribuição de veículos automotores da América Latina, acontecerá de 20 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo.
Crescimento no mercado de veículos usados e emplacamentos no primeiro semestre de 2024
Por Marketing DataStock 31 de julho de 2024
O mercado automotivo brasileiro apresentou um ótimo desempenho no primeiro semestre de 2024, com o segmento de veículos usados registrando um aumento significativo nas vendas, assim como os emplacamentos de novos veículos.
Mais Posts