Como vender veículos em momentos de crise?
A instabilidade econômica provocada pela pandemia afetou empresas de todos os tipos de negócio do Brasil, inclusive algumas lojas e concessionárias. Afinal, como vender automóveis em tempos de crise? É possível melhorar os números de vendas em um período tão conturbado?
Os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que sim, é possível: em 2020, o mercado de veículos usados reagiu bem melhor do que o de novos, com 9.454.326 unidades comercializadas.
Para se ter uma ideia da importância da consolidação do setor,
para cada veículo novo emplacado foram quase cinco usados vendidos. Para explicar os números, os motivos são diversos, como a falta de insumos nas indústrias automotivas, a escassez de modelos de entrada zero-quilômetro e a redução do poder de compra da população, por exemplo.
Números de vendas de usados seguem crescendo
Em 2021 os números são ainda mais positivos. De acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), os resultados do primeiro semestre deste ano já superam as vendas totais obtidas em 2019 no mercado de usados.
Observando o cenário positivo, quais são os modelos que estão chamando mais atenção dos compradores? Abaixo, confira os cinco carros usados mais vendidos de junho:
1º lugar – Volkswagen Gol (75.613 unidades).
2º lugar – Fiat Palio (45.636 unidades).
3º lugar – Fiat Uno (44.401 unidades).
4º lugar – Fiat Strada (29.931 unidades).
5º lugar – Chevrolet Celta (26.852 unidades).
Dicas para vender automóveis em momentos de crise
Como você observou nos números destacados acima, mesmo com o transtorno causado pela pandemia é possível conseguir bons resultados nas vendas, principalmente para o mercado de usados. Com a redução do poder de compra dos brasileiros, este é o momento ideal para mostrar que a sua loja ou concessionária oferece as melhores condições de negócio.
Abaixo, acompanhe algumas dicas para consolidar as vendas mesmo em momentos de crise.
Anuncie corretamente nos portais de venda
Um levantamento feito pela Webmotors mostrou que 59% dos usuários do maior portal de vendas de carros do Brasil estão dispostos a comprar um veículo de forma totalmente on-line. Ou seja, em tempos de distanciamento social, a presença digital do seu negócio ficou mais importante do que nunca!
Para isso, é necessário escolher bem os melhores portais de venda, como a Autoavaliar, Webmotors, Autoline, OLX, iCarros e Meu Carro Novo.
Além disso, também é importante ter atenção com as
fotos divulgadas no anúncio e com os
detalhes na descrição dos veículos. Para te ajudar nesta tarefa,
clique aqui
e confira a matéria que fizemos sobre o tema.
Use as redes sociais como canais de atendimento
Para tirar algumas dúvidas, é comum que os clientes procurem as redes sociais das empresas, inclusive de lojas e concessionárias. Portanto, sua presença nas mídias digitais também é importante, seja no Facebook, Instagram, Twitter ou WhatsApp.
As redes sociais podem funcionar como um serviço de atendimento ao seu cliente. Fique atento para atender rapidamente, sempre com respostas esclarecedoras e atenciosas. Demonstrar que você está realmente interessado na venda é imprescindível.
Entenda as necessidades do cliente
Oferecer o que o cliente está buscando é uma peça-chave para aumentar as vendas. No momento de crise, as necessidades mais básicas são lógicas: vantagens financeiras e qualidade.
Nem sempre as vantagens financeiras estão relacionadas apenas ao valor do veículo. É preciso buscar maneiras de facilitar a compra. Ajudar com a agilidade na aprovação do financiamento, disponibilizar assinaturas on-line e combinar corretamente a entrega, por exemplo, são algumas boas estratégias.
Para isso, lembre-se que é fundamental manter o seu estoque bem controlado e organizado.
O
Renave
e o ControlStock podem te ajudar nesta tarefa.
Lidere a sua equipe com sabedoria
Caso você tenha uma equipe de vendas, é preciso manter todos alinhados para não deixar a qualidade do atendimento da sua loja ou concessionária cair. Um time bem organizado e motivado pode ser crucial para conquistar até mesmo os clientes mais difíceis.
Crie metas, estratégias de vendas, bonificações e organize reuniões para ouvir as sugestões dos vendedores, pois assim é possível encontrar saídas por meio da criatividade e da inovação.
Fique sempre de olho no mercado
Monitorar constantemente o mercado, a economia e os concorrentes é bem importante para encontrar as estratégias ideais para o momento. Afinal, quem consegue informações mais precisas e de maneira ágil sempre costuma sair na frente.
Acompanhar os carros usados mais procurados e vendidos do mês é um excelente caminho. É necessário conhecer os interesses atuais dos clientes.
Gostou das dicas? Fique sempre de olho em nossas redes sociais e em nosso blog para acompanhar tudo o que está acontecendo no mercado de usados!
