Detran-SP anuncia Transferência Digital de Veículos (TDV) entre pessoas físicas

O próximo passo na implementação do serviço é a TDV entre pessoas jurídicas, incentivando a adesão ao RENAVE
No último dia 12 de março, o Detran-SP lançou o serviço de Transferência Digital de Veículos (TDV) em todo o estado, através do aplicativo Poupatempo, tornando o processo de transferência mais dinâmico e seguro.
Este é o primeiro sistema totalmente automatizado no país, disponível para vendedores e compradores com conta Gov.Br Prata ou Ouro. Durante o evento de lançamento, o governador destacou que a digitalização otimizará recursos e tempo, com a conclusão do processo no mesmo dia, incluindo pagamento via pix.
A iniciativa visa facilitar a vida do cidadão paulista e integra o plano de transformação digital do Governo do Estado, com apoio da Prodesp. A transferência digital dispensa a ida ao cartório, realiza autenticação digital e permite pagamento de taxas e débitos via app.
A TDV será implementada em três fases, começando com transferências entre pessoas físicas de veículos fabricados após janeiro de 2021. As fases subsequentes incluirão transferências entre pessoas jurídicas e a desmaterialização de documentos para veículos mais antigos.
Esta iniciativa faz parte dos esforços do Detran-SP para a transformação digital, incluindo medidas como adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), visando a eliminação do uso de papel nos procedimentos do órgão.
A B3 esteve presente no evento de lançamento, representando o segmento do mercado financeiro, do setor de veículos e de tecnologia de integração ao RENAVE, que terá sua adesão incentivada na próxima fase de implementação do TDV.
