Higienização dos carros: um diferencial para as lojas e concessionárias em tempos de Covid-19
Em tempos de Covid-19, a higienização automotiva ficou mais importante do que nunca. Afinal, além de proteger a saúde de todos, a limpeza também pode ser utilizada como um diferencial em sua loja ou concessionária.
Gotículas de saliva, espirro e tosse são algumas das principais
formas de transmissão da doença. Ou seja, mesmo que passem despercebidas, todas essas situações podem acontecer no dia a dia da sua revenda.
Isso significa que um cliente infectado pode aumentar consideravelmente as chances de contaminação em seu negócio, já que os veículos possuem algumas fontes de proliferação da doença, como o volante, as maçanetas e o câmbio.
Algumas orientações básicas de segurança e higienização podem diminuir consideravelmente os riscos de transmissão da Covid-19 nas concessionárias. Acompanhe:
Passageiros no test drive? Diminua o máximo possível
Caso o cliente queira conhecer melhor o veículo, permita que apenas uma ou duas pessoas façam o test drive ao mesmo tempo, pois assim não será necessário higienizar todos os itens do banco traseiro. Também evite o máximo possível a presença do vendedor dentro do carro durante a visita e, se possível, solicite que o teste seja feito sempre com os vidros abertos.
Para facilitar e agilizar o processo e proteger também os seus colaboradores, explique antecipadamente todas as informações necessárias sobre o veículo, inclusive os pequenos defeitos.
Liste os equipamentos que precisam de atenção especial
Ao receber a visita de um cliente assintomático, por exemplo, diversos equipamentos do veículo se tornam poderosas fontes de contaminação. Neste momento, a segurança de todos estará comprometida, inclusive a sua.
Logo que chegar ao seu estabelecimento, lembre-se de higienizar os equipamentos internos mais utilizados, como:
- Maçanetas;
- Botões dos retrovisores;
- Volante;
- Freio de mão;
- Rádio;
- Puxadores;
- Fivela do cinto de segurança;
- Painel do carro e todos os seus botões;
- Toda a superfície plástica.
Como fazer a higienização correta para não danificar os equipamentos?
Apesar de ser eficaz no combate à Covid-19, o álcool gel 70% pode danificar algumas peças do carro, de acordo com o informe divulgado pela montadora sul-coreana Hyundai.
Com isso, o ideal é que seja utilizado um borrifador pequeno com água e sabão neutro para umedecer todo o painel do veículo. Depois, com um pano macio de microfibra, todas as áreas internas necessárias devem ser esfregadas delicadamente. O vírus não resistirá ao atrito com o tecido.
Se preferir, o
álcool líquido 70% também pode ser usado na higienização das partes duras do carro, já que o produto é eficiente para as alavancas e os botões de comando, por exemplo.
Alvejante ou água oxigenada não são indicados, pois podem manchar os equipamentos, principalmente o estofamento. O mesmo serve para os produtos à base de amônia, que comprometem a funcionalidade dos aparelhos.
Atenção:
durante todo o processo de limpeza, evite tocar as mãos no rosto para evitar uma possível infecção!
Empresas de limpeza automotiva também são opções
Caso não prejudique os orçamentos do seu negócio, as empresas privadas de limpeza automotiva também são excelentes opções para o controle da Covid-19. Uma das técnicas utilizadas se chama “oxi-sanitização” – um aparelho gerador de ozônio é ligado dentro do veículo com todas as janelas fechadas para que os micróbios e vírus sejam exterminados.
Os preços dos serviços podem variar em cada estado do Brasil. Em São Paulo,
de acordo com o portal Quatro Rodas
, o valor gira em torno de R$100 ou R$200.
Use a higienização automotiva a favor do seu negócio
Além de proteger a sua saúde, dos clientes e dos funcionários, a preocupação da sua loja ou concessionária na contenção da Covid-19 também pode ser utilizada como um diferencial.
Certifique-se de demonstrar e reforçar com os clientes que os procedimentos de segurança estão sendo seguidos à risca, inclusive a higienização dos carros. Isto transmitirá credibilidade ao seu negócio.
Viu como simples medidas podem fazer grande diferença? Transforme a oportunidade em um ponto positivo para o seu estabelecimento!
