Higienização dos carros: um diferencial para as lojas e concessionárias em tempos de Covid-19

Marketing DataStock • 24 de março de 2021

Em tempos de Covid-19, a higienização automotiva ficou mais importante do que nunca. Afinal, além de proteger a saúde de todos, a limpeza também pode ser utilizada como um diferencial em sua loja ou concessionária.


Gotículas de saliva, espirro e tosse são algumas das principais
formas de transmissão  da doença. Ou seja, mesmo que passem despercebidas, todas essas situações podem acontecer no dia a dia da sua revenda.   


Isso significa que um cliente infectado pode aumentar consideravelmente as chances de contaminação em seu negócio, já que os veículos possuem algumas fontes de proliferação da doença, como o volante, as maçanetas e o câmbio.


Algumas orientações básicas de segurança e higienização podem diminuir consideravelmente os riscos de transmissão da Covid-19 nas concessionárias. Acompanhe:

Passageiros no test drive? Diminua o máximo possível

Caso o cliente queira conhecer melhor o veículo, permita que apenas uma ou duas pessoas façam o test drive ao mesmo tempo, pois assim não será necessário higienizar todos os itens do banco traseiro. Também evite o máximo possível a presença do vendedor dentro do carro durante a visita e, se possível, solicite que o teste seja feito sempre com os vidros abertos.


Para facilitar e agilizar o processo e proteger também os seus colaboradores, explique antecipadamente todas as informações necessárias sobre o veículo, inclusive os pequenos defeitos.

Liste os equipamentos que precisam de atenção especial

Ao receber a visita de um cliente assintomático, por exemplo, diversos equipamentos do veículo se tornam poderosas fontes de contaminação. Neste momento, a segurança de todos estará comprometida, inclusive a sua.


Logo que chegar ao seu estabelecimento, lembre-se de higienizar os equipamentos internos mais utilizados, como:


  • Maçanetas;
  • Botões dos retrovisores;
  • Volante;
  • Freio de mão;
  • Rádio;
  • Puxadores;
  • Fivela do cinto de segurança;
  • Painel do carro e todos os seus botões;
  • Toda a superfície plástica.

Como fazer a higienização correta para não danificar os equipamentos?

Apesar de ser eficaz no combate à Covid-19, o álcool gel 70% pode danificar algumas peças do carro, de acordo com o informe divulgado pela montadora sul-coreana Hyundai.


Com isso, o ideal é que seja utilizado um borrifador pequeno com água e sabão neutro para umedecer todo o painel do veículo. Depois, com um pano macio de microfibra, todas as áreas internas necessárias devem ser esfregadas delicadamente. O vírus não resistirá ao atrito com o tecido.


Se preferir, o
álcool líquido 70% também pode ser usado na higienização das partes duras do carro, já que o produto é eficiente para as alavancas e os botões de comando, por exemplo.


Alvejante ou água oxigenada não são indicados, pois podem manchar os equipamentos, principalmente o estofamento. O mesmo serve para os produtos à base de amônia, que comprometem a funcionalidade dos aparelhos.


Atenção:
durante todo o processo de limpeza, evite tocar as mãos no rosto para evitar uma possível infecção!

Empresas de limpeza automotiva também são opções

Caso não prejudique os orçamentos do seu negócio, as empresas privadas de limpeza automotiva também são excelentes opções para o controle da Covid-19. Uma das técnicas utilizadas se chama “oxi-sanitização” – um aparelho gerador de ozônio é ligado dentro do veículo com todas as janelas fechadas para que os micróbios e vírus sejam exterminados.


Os preços dos serviços podem variar em cada estado do Brasil. Em São Paulo, de acordo com o portal Quatro Rodas , o valor gira em torno de R$100 ou R$200.

Use a higienização automotiva a favor do seu negócio

Além de proteger a sua saúde, dos clientes e dos funcionários, a preocupação da sua loja ou concessionária na contenção da Covid-19 também pode ser utilizada como um diferencial.


Certifique-se de demonstrar e reforçar com os clientes que os procedimentos de segurança estão sendo seguidos à risca, inclusive a higienização dos carros. Isto transmitirá credibilidade ao seu negócio.


Viu como simples medidas podem fazer grande diferença? Transforme a oportunidade em um ponto positivo para o seu estabelecimento!

FALE CONOSCO
São Paulo lidera a obrigatoriedade do RENAVE e impulsiona segurança no mercado de veículos usados
Por Marketing DataStock 11 de outubro de 2024
Desde o dia 1º de outubro, São Paulo tornou-se o primeiro estado a exigir o uso obrigatório do RENAVE, sistema que monitora a entrada e saída de veículos usados em lojas e concessionárias.
Quer aderir ao RENAVE? A DataStock é a integradora ideal!
Por Marketing DataStock 4 de outubro de 2024
A obrigatoriedade do RENAVE já está valendo no estado de São Paulo, aproveite e saiba por que a DataStock é a melhor integradora para facilitar sua adesão
RENAVE obrigatório em SP: veja como o sistema eleva a segurança nas vendas e a importância da adesão
Por Marketing DataStock 27 de setembro de 2024
A partir de 1º de outubro de 2024, o estado de São Paulo exigirá a obrigatoriedade do RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) em todas as transações de veículos seminovos e usados.
Estados combatem as informalidades e as fraudes com o RENAVE
Por Marketing DataStock 9 de setembro de 2024
O primeiro semestre de 2024 trouxe números animadores para o mercado automotivo brasileiro, com mais de 1 milhão de veículos emplacados.
Detran-SP atualiza o processo de adesão RENAVE
Por Marketing DataStock 6 de setembro de 2024
Confira algumas atualizações importantes sobre a obrigatoriedade do RENAVE em São Paulo.
Conheça a cronologia da implementação do RENAVE em São Paulo
Por Marketing DataStock 27 de agosto de 2024
A implementação do RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) no estado de São Paulo, reflete o progresso gradual de adesão ao sistema que propõe evoluir e simplificar os processos e transações de compra e venda de veículos novos e usados, trazendo maior segurança e eficiência ao processo.
DataStock é presença confirmada no 32º Congresso Fenabrave
Por Marketing DataStock 16 de agosto de 2024
Entre os dias 20 a 22 de agosto, acontece o 32º Congresso FENABRAVE e a DataStock estará presente com um estande exclusivo para você conhecer nosso portfólio de produtos e serviços.
Carros chineses assumem a liderança de importações no 1º semestre de 2024
Por Marketing DataStock 12 de agosto de 2024
O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação significativa, e os números do primeiro semestre de 2024 refletem essa mudança.
#SaveTheDate - 32º Congresso Fenabrave
Por Marketing DataStock 31 de julho de 2024
O 32º Congresso Fenabrave, a maior feira de distribuição de veículos automotores da América Latina, acontecerá de 20 a 22 de agosto de 2024 no São Paulo Expo.
Crescimento no mercado de veículos usados e emplacamentos no primeiro semestre de 2024
Por Marketing DataStock 31 de julho de 2024
O mercado automotivo brasileiro apresentou um ótimo desempenho no primeiro semestre de 2024, com o segmento de veículos usados registrando um aumento significativo nas vendas, assim como os emplacamentos de novos veículos.
Mais Posts