Mercado de carros usados e seminovos cresce na pandemia
As fábricas de veículos continuam sofrendo com o impacto da pandemia no Brasil, seja pela queda de demanda no mercado interno ou pela crise no fornecimento de componentes. O resultado disso? Paralisação total ou parcial de 13 das 23 montadoras de automóveis do país, de acordo com os dados fornecidos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O último levantamento realizado pela Anfavea, em 30 de março, mostrava as seguintes montadoras paralisadas: Mercedes, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BMW, Agrale, Honda, Jaguar e Nissan. Já a General Motors e a Volvo não pararam totalmente, mas reduziram consideravelmente a fabricação. O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil há seis anos, por exemplo, está com a produção parada.
Então, com essa perspectiva negativa o mercado de carros usados também foi afetado, certo? Errado!
Mercado de carros usados cresce na pandemia
Se por um lado os preços dos carros novos não param de subir e as montadoras sofrem com a falta de produtos, os usados e seminovos aparecem como os favoritos dos brasileiros neste mercado automotivo tão irregular de 2021.
Para diversas pessoas, o carro se tornou uma opção mais segura durante a pandemia, já que o transporte público segue com grandes aglomerações diariamente. Com isso, uma das melhores saídas encontrada pelos consumidores foram os veículos usados, que contam com valores mais atrativos.
Outro fator importante pela preferência dos seminovos e usados é o financiamento. Mesmo com a crise atual é possível encontrar oferta de crédito no mercado para financiamento. Em alguns casos, o veículo pode ter 100% do seu valor parcelado.
Dados mostram o cenário positivo para os seminovos e usados
Os números provam o cenário positivo para o mercado de usados. Segundo dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as vendas de carros usados e seminovos cresceram 2,4% no primeiro bimestre deste ano em comparação com 2020. Só em fevereiro, por exemplo, a alta foi de 13%. Já em março, os usados venderam cinco vezes mais do que os 0 km.
Isso também acontece por conta das opções mais vantajosas ao cliente. Em geral, no primeiro ano fora da concessionária o veículo já fica entre 10 e 15% mais barato, sendo que muitas vezes o estado de conservação é tão bom quanto o de um modelo novo.
Além disso, uma
pesquisa realizada pela Webmotors em parceria com a Anfavea já mostrava a tendência positiva para o setor. De acordo com o levantamento, 96% dos consumidores entrevistados pretendem comprar um automóvel em 2021. Desse total,
81% dos que já possuem veículos afirmam que pretendem comprar um modelo usado.
Quais carros usados os consumidores estão procurando?
Os modelos hatches aparecem como os favoritos dos consumidores no mercado. Abaixo, acompanhe os 10 carros usados mais vendidos no mês de março:
1ºVolkswagen Gol – 69.388 unidades.
2º Fiat Palio – 42.880 unidades.
3º Fiat Uno – 40.441 unidades.
4º Fiat Strada – 26.404 unidades.
5º Chevrolet Celta – 25.291 unidades.
6º Chevrolet Onix – 22.752 unidades.
7º Volkswagen Fox – 22.389 unidades.
8º Ford Ka – 20.894 unidades.
9º Toyota Corolla – 20.676 unidades.
10º Ford Fiesta – 20.117 unidades.
Aproveite o bom momento das vendas para aderir ao
Renave em sua loja ou concessionária
Com os números positivos nas vendas de usados, o momento também é ideal para as lojas multimarcas ou concessionárias aderirem ao Renave , sistema que simplifica, reduz custos, desburocratiza e aumenta a segurança de todos os procedimentos de entrada, transferência e venda de veículos.
E o melhor: com o Renave todas as transações podem ser concluídas diretamente do conforto do estabelecimento, excluindo a necessidade de gastos com cartórios ou comunicados de venda.
Gostou? Quer mais informações?
Clique aqui ou entre em contato com a nossa
Central de Atendimento
pelo número
0800 729 1722, disponível de segunda a sexta, das 08h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
